quarta-feira, 4 de abril de 2012

E amanha a noite este vai ser o meu destino..


Realizam-se no próximo dia 5 de Abril as solenidades das Endoenças, em Entre-os-Rios, Penafiel. As solenidades têm início marcado para as 20h30, na Igreja Paroquial do Torrão, no Marco de Canaveses, com a Missa da Ceia do Senhor a que se segue, às 21h30, a Procissão do Senhor dos Passos, da Igreja Paroquial do Torrão para a Capela de S.Sebastião, em Entre-os-Rios, já no Concelho de Penafiel, onde terá lugar o "Sermão do Encontro", entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. A passagem dos andores será iluminada por mais de 50 mil tigelinhas colocadas ao longo de ambas as margens do rio e “Barcos de Fogo” que farão o acompanhamento da Procissão pelo Rio.

fotografia das solenidades das Endoenças
A tradição secular das Endoenças constitui um evento de turismo religioso ímpar, do qual se destaca o acender de milhares de tigelinhas que iluminam os lugares de Entre-os-Rios, do concelho de Penafiel, a freguesia do Torrão, no concelho de Marco de Canaveses, ambos na foz do rio Tâmega, e ainda o lugar de Boure, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, na margem esquerda do rio Douro. Os três lugares constituem o antigo Couto de Entre-ambos-Rios. 
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma designação muito antiga que se referia à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição geral aos fiéis. Ao longo do tempo, a designação passou a associar-se ao dia anterior, quinta-feira, que, no rito romano, era o das "Indulgências", passando mais tarde a referir-se apenas à quinta-feira Santa.

Sem comentários:

Enviar um comentário